Cute Pink Kaoani

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Macumba é coisa cara



Tem gente que pensa que é barato fazer macumba, que dá para entornar o caldo fazendo mandinga com caldo Knorr. Eu nunca vi macumbeiro rico, mas eu também nunca fui testemunha ou ouvi dizer que vela branca e copo d’água resolvessem nem briga de vizinho. Que dirá amarrar, arrastar ninguém. Fala sério! Macumba boa tem que ter vela, mas tem que ser de cor e copo mais é de cachaça. Mandinga boa tem que ter cachimbo, galinha preta, farofa, pipoca. Êpa! Perai! Isso ta parecendo lista de compra para festa de pobre. Mas já ouvi falar que depende do santo. Tem santo que bebe cachaça, gosta de encruzilhada e já têm outros que são meio cheio de besteira. É tipo assim: Santo para terreiro que rico freqüenta. Desse aí, é whisky, flores da temporada, incensos dos mais caros, tecido para alta costura e tempero só dos mais sofisticados. É Neguim! Macumba é coisa cara. Qualquer um pula no meio do terreiro, diz: “Pepeô” ou “Mozifi”. Mas para fazer a urucubaca dar certo só você coçando os “bolsin.”
Taí Um bom ponto para puxar “gira” nos terreiros por aí. E terreiro bom é aquele que tem zuada, guia berrando, caboco fumando e falando alto, cheio de mulher ao redor querendo arrastar os homens compromissados. Isso aí é igual no terreiro do pobre e na tal da casa de oração do rico que batizam de barracão só para ficar mais metido. Duro mesmo é pobre comprar cabrito para castrar, coelho para ofertar e a penca de tranqueira e patuá. Para rico o negócio é mais fácil, é só chegar para o caboco baixar. Tudo quanto o santo encomendar o tal do “pai de santo” vai em pessoa no mercado comprar. Enquanto o pobre vai na “calunga”, “encruzilhada”, reza sete vezes umas rezas arranjadas, escreve nome de trás para frente e fica até doente de tanto esperar o homem voltar. O rico só faz o esforço de pagar duzentos para isso e mil para outra coisa acolá. Simpatia do santo com o dinheiro? Ou boa conexão do macumbeiro? Mas coincidência ou não. Com dinheiro nem que por uns tempos o feitiço parece pegar.
Lia Joca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário e seja sempre muito bem vindo á postar aqui suas sugestões para postagens e opinião sobre o que pode ser interessante de ser encontrado aqui.

Abraço

Lia Joca