Cute Pink Kaoani

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nossa casa também é aqui!... ET ou Humano?



Estamos no século das discussões sobre a sustentabilidade do planeta e ainda vivemos em meio a ETs que insistem em fazer da cidade, país, mundo á extensão de suas casas.
ETs sim! Só pode! Quem hoje não se preocupa com o papelzinho de bombom que joga nas ruas entre outras grandes tranqueiras, Deve ser de outro planeta e ter para onde ir quando esse for literalmente para o buraco.
Imagine que até o nosso ilustre presidente já jogou papel no chão. Mau exemplo dele. Claro.
Os recursos do planeta estão comprometidos. Em alguns anos faltara água potável. Mas você já deve ter ouvido falar nisso. O que você não sabe é que falta bem pouco tempo para que isso ocorra e que biólogos trabalham incessantemente no combate a poluição e a busca de rápidos resultados, para que esse tempo se espace. Até porque é o que se pode fazer, pois em duzentos anos não conseguiremos liberar o planeta dessa sentença de morte.
Sempre ouvimos falar que educação vem de casa, de berço!
Que educação então nossos pais nos deram?
Que educação está dando ao seu filho?
Antes uma questão de educação. Hoje a luta pela preservação do meio ambiente e seus recursos é uma questão de sobrevivência.
Talvez você ache que o simples papel que você jogou agora á pouco na calçada não faça á mínima diferença diante de tão grande problema.
Engano seu! Faz muita diferença sim! Se cada um na sua casa se compromete á fazer a coleta seletiva do lixo, evita jogar entulho em calçadas e ruas e tenta não usar nossos rios e mares como privada, optando pelo saneamento, talvez em pelo menos dois ou três anos o impacto ambiental que cada um de nós causa ao planeta seja menor e ele nós dê mais um tempo.
Todo mundo joga a culpa em prefeituras e governos dos destroços que encontramos nas ruas. Mas a culpa é toda nossa. Os governos são instituições criadas para organizar e proteger nossos bens comuns, cidades, estados e país. Mas os governos não podem dar educação á que insiste em não tê-la.
A coleta de lixo aqui em Fortaleza é periódica em todos os bairros e região metropolitana. Três vezes por semana. É feita coleta no centro da cidade diariamente e em pontos turísticos da cidade e mesmo assim passamos em locais da cidade que é impossível transitar em calçadas por conta de lixos e entulhos que são jogados por moradores.
O problema então é dos governos? Ou da população?
Escolas ensinam a educação ambiental, mas não compromete seus alunos no combate a poluição. O incentivo dentro das escolas é fundamental, criando um ambiente em que alunos e docentes possam aprender que lugar de lixo é no lixo e que diferenciar lixo de utensílios reaproveitáveis pode ser a diferença entre vida e sobre vida em poucos anos.
O problema não só é ambiental, mas social tendo em vista que cada um de nós pode e deve fazer sua parte.
Comece pela sua casa sendo exemplo para seus filhos, na sua rua informando e ajudando a educar um visinho mais desinformado e cobre sim das autoridades e governos providencias para as questões ambientais.
Mas quando tiver razão,quando fizer sua parte, quando jogar fora sua parte ET e tenha a consciência que essa casa chamada planeta não é só sua. E sim de pessoas que já estão preocupadas em serem despejados dela á anos.
Lia Joca
25/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário e seja sempre muito bem vindo á postar aqui suas sugestões para postagens e opinião sobre o que pode ser interessante de ser encontrado aqui.

Abraço

Lia Joca